domingo, 5 de junho de 2011

Falta de água e consciência no semiárido mineiro


Durante um passeio pelo Norte, Nordeste, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, percebi que muitas das coisas que são problemas na região não são prioridades para as próprias pessoas que convivem com a situação.

A questão da agua, por exemplo, é totalmente deixada de lado e a gastança desta matéria prima é de forma equivoca e sem orientação. Por diversas ruas que passei em Itaobim, Capelinha e Montes Claros a imagem sempre é a mesma: pessoas lavando o passeio por muito tempo sem se preocuparem com os problemas que a região enfrenta.

Este ano as regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e do Mucuri estão passando por um período severo de estiagem. A falta de agua em algumas cidades da região já é uma realidade. Tanto, que - como acontece todo ano – autoridades da região se encontraram na semana passada para traçarem o Plano de Contingência para Minimização dos Impactos Provocados pela Seca no Estado de Minas Gerais.
Neste ano, serão investidos pelo Governo de Minas Gerais R$ 9,828 milhões na região e espera atender a todos os 188 municípios que compõem o semiárido mineiro e, principalmente, os 61 que já estão em estado de calamidade.

Enquanto isso é muito importante que a participação da população seja também uma ação neste plano de minimização das ações da seca. Não se faz política pública sem a participação popular e as coisas só serão iguais quando todos tiverem a consciência que a responsabilidade é de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário